É preciso ter RQE para prescrever cannabis medicinal?
À medida que cresce a discussão sobre o potencial da cannabis medicinal, aumenta também a demanda pela busca do tratamento no país. Contudo, prescrever produtos à base da planta é bastante diferente em comparação a outros medicamentos farmacêuticos convencionais.
É o que estabelece a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão responsável por definir os critérios de prescrição e importação de produtos derivados de cannabis.
De acordo com a agência, qualquer médico com inscrição ativa no Conselho Federal de Medicina (CFM) e profissionais de odontologia estão aptos a prescrever cannabis para fins medicinais.
No entanto, você sabe se é preciso ter alguma especialização para prescrever produtos à base da planta? Explicamos a seguir como funciona a prescrição de medicamentos canábicos no Brasil e como profissionais de saúde podem começar a prescrever.
Preciso ter RQE para prescrever cannabis medicinal?
A resposta é não. Embora o Registro de Qualificação de Especialista (RQE) seja obtido a partir de uma especialização vinculada ao CRM, atualmente não é necessário tal registro para a prescrição de cannabis medicinal.
Isso porque ainda não existe nenhuma especialização acadêmica que gere um registro voltado especificamente para o estudo medicinal da planta.
Ou seja, independente da especialidade, tanto médicos, quanto dentistas e cirurgiões-dentista são legalmente habilitados para prescrição de medicamentos canábicos. Todavia, conforme citado antes, é necessário apenas que tais profissionais estejam com seus registros ativos e com a situação regularizada no Brasil.
Usando a cannabis como ferramenta terapêutica
As evidências científicas acerca da cannabis medicinal crescem cada vez mais no Brasil, e isso vem refletindo, por exemplo, no aumento no número de prescrições médicas de canabinoides.
Ainda assim, há uma lacuna abundante de aprendizado sobre o uso medicinal da planta nas graduações de medicina e odontologia, bem como a inexistência de especializações acadêmicas sobre o assunto.
Foi considerando tal falta de autoridade do mercado de saúde que a Dr. Cannabis criou o Cannabis Medicinal do Zero: Ciclo Básico, voltando para médicos e odontologistas.
Com formato 100% online e conteúdos exclusivos ministrados por especialistas, o curso conta com temas como:
- Sistema Endocanabinoide
- Farmacologia dos Canabinoides
- Indicações e Potencial Terapêutico
- Posologia na Prática Clínica
- e muito mais!
Quer saber mais sobre como usar a cannabis medicinal como ferramenta terapêutica para o seu consultório? Inscreva-se já.