Canabidiol e quimioterapia: canabinoide ajuda a reduzir efeitos colaterais

Published On: 02/12/20213.7 min read

No tratamento quimioterápico, queda dos cabelos, náuseas e vômitos são exemplos de efeitos colaterais que os pacientes podem experimentar durante o tratamento. Além dos efeitos físicos, a ansiedade e a depressão também rondam que está lutando contra o câncer e a favor da vida. E o canabidiol pode ajudar a reduzir os sintomas da quimioterapia.

Saber como funciona e o que esperar da quimioterapia pode ajudar a pessoa paciente a se preparar para o tratamento e a tomar decisões durante o processo, e isso inclui escolher o canabidiol como uma forma de amenizar os impactos físicos e emocionais deste período delicado e, muitas vezes, essencial para a cura do câncer.

O encontro anual da ASCO (Sociedade Americana de Oncologia Clínica, em tradução livre), que aconteceu em Chicago (EUA), em 2019, trouxe a questão da Cannabis e seus canabinoides, como o canabidiol e o THC, como uma alternativa terapêutica para pacientes oncológicos para ajudar no manejo da dor e no controle de efeitos físicos, como a náusea e vômitos, e de efeitos emocionais, como a ansiedade e a depressão, experimentados durante a doença e o tratamento com a quimioterapia.

A citotoxidade da quimioterapia não leva somente a esses efeitos colaterais. Muitas disfunções podem acometer os pacientes em tratamento além dos efeitos físicos e emocionais já citados.

Estudo publicado na NCBI (National Center for Biotechnology Information) aponta que a Cannabis oferece uma “melhora significativa” em sintomas como fadiga, perda de peso, anorexia, constipação, disfunção sexual, distúrbios do sono e coceiras. A pesquisa foi prospectiva e observacional, avaliando o tratamento auxiliar ou paliativo em pacientes com câncer.

Náuseas e vômitos

Náuseas e vômitos são elementos importantes nas respostas defensivas ou protetoras que os animais usam para evitar a ingestão ou digestão de substâncias potencialmente nocivas, sendo sintomas de uma variedade de medicamentos, principalmente aqueles usados ​​para tratar o câncer.

Outro estudo publicado na NCBI traz a investigação das propriedades da Cannabis, principalmente do canabidiol e do THC, que levam a uma melhora no quadro desses sintomas e efeitos colaterais da quimioterapia.

A pesquisa revelou um papel importante dos canabinoides e de seus receptores na regulação de náuseas e vômitos. “Com a descoberta do sistema endocanabinoide, foram descobertas novas maneiras de regular tanto a náusea quanto o vômito, envolvendo a produção de canabinoides endógenos agindo centralmente”, diz o estudo.

Para conter náuseas e vômitos, nos EUA, a FDA (Food and Drug Administration) aprovou dois medicamentos orais com THC (um dos canabinoides mais estudados pela ciência) para serem administrados em pacientes oncológicos que passaram por quimioterapia e não responderam à terapia antiemética padrão. O Dronabinol e o Nabilone (canabinoides sintéticos) apresentaram efeitos positivos melhores que outras drogas para aliviar esses sintomas.

Mesmo com o uso de farmacológicos tradicionais, o uso da Cannabis, tanto do canabidiol quanto do THC, pode ajudar a potencializar os benefícios na redução dos efeitos colaterais da quimioterapia.

Artigo publicado na Science Direct afirma que em estudos de combinação com proclorperazina (medicamento usado para tratar náuseas, esquizofrenia, enxaquecas e ansiedade) apontam um aumento da eficácia quando usado junto com o dronabinol. A publicação diz ainda que em estudos-piloto abertos, o dronabinol melhorou o apetite de pacientes oncológicos foi bem tolerado para administração crônica.

O mesmo efeito positivo do THC em combinação com outros medicamentos também foi constatado em casos de crianças em tratamento com quimioterapia. Artigo publicado na Europe PMC relata que os efeitos antináusea e antivômito do THC em crianças recebendo quimioterapia foram comparados com os do xarope de metoclopramida (fármaco utilizado pela medicina no tratamento de distúrbios gastrointestinais) e comprimidos de proclorperazina em dois estudos duplo-cegos.

De acordo com o artigo, o THC foi considerado um agente antináusea e antivômito significativamente melhor, além de, em alguns pacientes, o THC aumentar o apetite durante um curso de quimioterapia.

O canabidiol tem forte atuação na questão da regulação do humor dos pacientes que fazem quimioterapia, aliviando os sintomas da ansiedade e da depressão.

Leia mais

Cannabis no tratamento do câncer de mama

Benefícios da cannabis no combate ao câncer