Cannabis e doença celíaca: regulando o trato gastrointestinal

Published On: 03/02/20222.3 min read

O glúten está em todos os alimentos que têm na composição trigo, cevada e centeio. A presença dessa proteína pode passar desapercebida por algumas pessoas, porém, quem tem doença celíaca vive um pesadelo por conta da reação imunológica à ingestão de glúten que inclui diarreia, inchaço, gases, fadiga, anemia e até osteoporose. Porém, a Cannabis pode ser uma aliada dos pacientes com doença celíaca.

Um estudo realizado por pesquisadores do Departamento de Ciências Biomédicas da Universidade de Teramo, na Itália, e publicado pelo Instituto Nacional de Saúde dos EUA, mostrou que no trato gastrointestinal estão presentes a anandamina (considerada a Cannabis natural do organismo) e receptores canabinoides, tanto do tipo 1 (CB1), quanto do tipo 2 (CB2).

Diante disso, os pesquisadores investigaram os impactos da Cannabis em pacientes celíacos não tratados e em pacientes celíacos em dieta sem glúten por pelo menos 12 meses. Os dados mostraram níveis mais altos de CB1 e CB2 durante a doença ativa e níveis normais de receptores canabinoides em pacientes celíacos tratados.

Em conclusão, o estudo demonstrou que “uma regulação positiva de CB1 e CB2…que aponta para o potencial terapêutico de direcionar receptores canabinoides em pacientes com doença celíaca”.

A ação benéfica da Cannabis sobre o trato gastrointestinal também foi observado em outra doenças que atacam essa parte do organismo, como a Síndrome do Intestino Irritável e o distúrbio gastrointestinal funcional, associado a alterações da função intestinal, dor abdominal e outros sintomas.

Um estudo piloto realizado por pesquisadores do Canadá, da Polônia e da Alemanha teve como objetivo investigar se os sintomas definidores da Síndrome do Intestino Irritável se correlacionam com alterações nos níveis de ácidos graxos endocanabinoides ou canabinoides em pacientes com a doença.

A pesquisa apoiou a noção de que o Sistema Endocanabinoide está envolvido na fisiopatologia da Síndrome do Intestino Irritável e no desenvolvimento dos sintomas da síndrome.

Portanto, o Sistema Endocanabinoide se mostra presente e sua desregulação pode impactar na saúde do trato gastrointestinal.

Mas não é somente a doença celíaca que a Cannabis pode tratar. A planta pode também ajudar a aliviar os sintomas da doença, como a dor, as náuseas, a perda de peso e as dores de cabeça.

Entretanto, o melhor caminho ainda para evitar os sintomas é a prevenção. Assim, os pacientes celíacos devem evitar a ingestão de glúten e, com o acompanhamento médico, começar a terapia canabinoide e irem, juntos, aferindo os benefícios.