Cannabis medicinal no tratamento de glaucoma

Published On: 11/11/20215.6 min read

Você já parou para pensar por que o consumo de cannabis resulta em olhos temporariamente avermelhados? O que já foi apontado como consequência de uma irritação causada pela fumaça do consumo fumado da planta, na verdade, pode ser um importante mecanismo de ação, eficaz no tratamento do glaucoma. 

O que é o glaucoma?

O glaucoma é uma doença ocular crônica que afeta o nervo óptico e pode levar à perda permanente da visão. A pressão intraocular elevada é um fator de risco importante para o desenvolvimento do glaucoma. Quando a pressão dentro do olho aumenta, o fluxo sanguíneo para o nervo óptico é comprometido, causando danos progressivos.

Os tratamentos convencionais para o glaucoma incluem o uso de colírios que ajudam a reduzir a pressão intraocular. No entanto, esses medicamentos podem ter efeitos colaterais indesejados, como irritação ocular, vermelhidão e visão turva.

Além disso, algumas pessoas podem não responder adequadamente a esses tratamentos convencionais, tornando a busca por alternativas terapêuticas uma prioridade.

O uso medicinal da cannabis no glaucoma

Pesquisadores têm explorado os diferentes compostos presentes na planta, como o THC (tetrahidrocanabinol) e o CBD (canabidiol), para determinar como eles interagem com os receptores presentes nos olhos.

Estudos preliminares sugerem que o THC pode ajudar a reduzir a pressão intraocular, um fator de risco importante para o desenvolvimento do glaucoma. 

Além disso, o CBD, outro composto encontrado na cannabis, tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas que podem ajudar a aliviar a dor e a inflamação nos olhos. Isso pode ser especialmente útil para pacientes com glaucoma, que experimentam muitas vezes desconforto e dor na região devido à pressão intraocular elevada.

Acredita-se também que a planta possa melhorar a circulação sanguínea nos olhos, o que pode ajudar a fornecer nutrientes essenciais para a saúde ocular. 

Embora a cannabis medicinal possa ter benefícios potenciais para a saúde ocular, é importante ressaltar que mais pesquisas são necessárias para entender completamente seus efeitos e determinar a dosagem adequada para o tratamento de doenças oculares. 

Efeitos da cannabis medicinal nos olhos

Além de ajudar a reduzir a pressão intraocular, a cannabis também pode ter propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, que podem ser benéficas para pacientes com glaucoma.

A cannabis também pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea nos olhos e fornecer nutrientes essenciais para a saúde ocular.

Cannabis na prevenção do glaucoma

Além de tratar o glaucoma, a cannabis medicinal também pode ter um papel importante na prevenção da doença. 

Alguns estudos sugerem que o uso regular de cannabis pode reduzir o risco de desenvolvimento de glaucoma. Isso ocorre porque os canabinoides presentes na cannabis podem ajudar a diminuir a pressão intraocular e proteger o nervo óptico.

Cannabis e glaucoma: O que dizem os especialistas?

Em um estudo publicado em setembro de 2021, Marcelo Maronezi, professor, optometrista e especialista em reabilitação visual, explica sobre os potenciais efeitos dos canabinoides no tratamento do glaucoma. Acompanhe na íntegra a entrevista onde ele tira algumas dúvidas sobre os canabinoides no tratamento na doença ocular.

Dr. Cannabis: Qual a origem do glaucoma?

Professor Marcelo Maronezi: Ele se dá pelo aumento da pressão intraocular. Essa pressão danifica o nervo que liga o olho ao cérebro. O mais comum é silencioso e o paciente não percebe nada além da perda da visão gradativa. (glaucoma de ângulo aberto).

O outro, já existe sintoma, como dor no olho, náuseas e distúrbio de visão. É emergência médica.

Dr. Cannabis: Quais os principais impactos na vida de um paciente que convive com a doença?

Professor Marcelo Maronezi: O paciente nunca vai estar com a visão estável,  vai sempre  ter a necessidade de mexer no grau do óculos para tentar enxergar melhor, visão embaçada. Em ambientes mais escuros existem ainda mais dificuldades.

Dr. Cannabis: Quais são os tratamentos tradicionais?

Professor Marcelo Maronezi: O tratamento tradicional é feito com colírios, que irão estabilizar a pressão intraocular, não sendo necessário cirurgias.

Dr. Cannabis: Como os canabinoides podem ser úteis para tratar o glaucoma?

Professor Marcelo Maronezi: Eles reduzem a pressão intraocular, dessa forma, é uma boa alternativa para o tratamento. 

Dr. Cannabis: Olhos avermelhados é um efeito bem característico do uso da cannabis. Por que isso acontece? Tem relação com o efeito que ajuda o tratamento do glaucoma?

Professor Marcelo Maronezi: Quando se consome cannabis, existe um aumento da pressão arterial e batimentos cardíacos. O responsável por isso é o THC. Após cerca de 5 a 10 minutos, a pressão e os batimentos cardíacos se normalizam. Os vasos sanguíneos se dilatam e geram um aumento no fluxo sanguíneo, por isso os olhos ficam avermelhados. É o que a faz um dos tratamentos eficazes contra o glaucoma. 

Dr. Cannabis: CBD, THC ou a planta toda? A pesquisa atual aponta qual componente como responsável pelos efeitos benéficos?

Professor Marcelo Maronezi: O CDB age contra doenças neurodegenerativas e autoimune, a propriedade antioxidante neuroprotetora, é também um possível medicamento para câncer e diabete. E o THC, em dose menor, irá agir como um regulador da pressão.

Dr. Cannabis: Quais são as vias de administração para este tratamento?

Professor Marcelo Maronezi: O uso tópico na forma de colírios, é recomendado como a maneira ideal de aplicação do Canabidiol, a fim de maximizar a dose no local de ação e evitar possíveis efeitos adversos. Porém, via oral e aspirado também tem eficácia.

Dr. Cannabis: O uso de produtos à base de cannabis substitui os tratamentos convencionais?

Professor Marcelo Maronezi: Ainda não temos um estudo conclusivo quanto a isso. O ideal é que o paciente e médico tenham um diálogo quanto aos tratamentos alternativos. Hoje, acredito que essa seja a principal barreira, pois muitos médicos possuem uma visão limitada quanto a tratamentos como esse à base de cannabis, por exemplo.

Dr. Cannabis: Quais os possíveis efeitos colaterais associados ao uso para esta patologia?

Professor Marcelo Maronezi: Redução da pressão arterial e sistêmica; taquicardia e diminuição da lacrimação momentânea.

Dr. Cannabis: Acredita que, no futuro, os produtos à base de cannabis podem se tornar opções de primeira escolha para o tratamento do glaucoma?

Professor Marcelo Maronezi: Sim, é algo muito promissor, principalmente porque as propriedades antipsicóticas e ansiolíticas, anticonvulsivante, anti náusea, analgésico do CDB são altamente eficazes.