Cannabis, paciente e cuidador: construindo uma relação de confiança

Published On: 19/09/20232.7 min read

Você já se perguntou quem está por trás da jornada de um paciente com Cannabis Medicinal? Bem, dentre os inúmeros profissionais, estão eles, os enfermeiros.

Inicialmente, a falta de conhecimento e informações sobre a cannabis terapêutica dificultava sua integração nas práticas de enfermagem. No entanto, ao passo que a pesquisa científica avançou e a aceitação da cannabis cresceu, a enfermagem passou a desempenhar um papel crucial na integração segura e eficaz dessa terapia alternativa nas práticas clínicas.

Mas o que exatamente eles fazem e por que são tão importantes? Vamos explorar o emocionante mundo do cuidador na jornada com a cannabis e descobrir como essa parceria é fundamental para o sucesso do tratamento. 

Contexto da Cannabis Medicinal e sua relação com a enfermagem

A cannabis medicinal, ao longo dos anos, tem passado por uma transformação significativa, passando de uma substância estigmatizada para uma opção terapêutica respeitada e legal em muitos lugares ao redor do mundo, regulamenta, inclusive, no Brasil.

A enfermagem, como parte fundamental do setor de saúde, tem acompanhado de perto essa evolução.

Inicialmente, a falta de conhecimento e informações sobre a cannabis terapêutica dificultava — e muito — sua integração nas práticas de enfermagem. Contudo, à medida que a pesquisa científica avançou e a aceitação da cannabis cresceu, a enfermagem desempenhou — e vem desempenhando — um papel crucial na integração segura e eficaz dessa terapia alternativa nas práticas clínicas.

A experiência clínica e compreensão empática dos enfermeiros são recursos inestimáveis na jornada dos pacientes em busca de uma vida melhor com o uso terapêutico da cannabis. Mas, na prática clínica, qual o papel desses profissionais?

Construindo Confiança: O papel do cuidador na jornada com a cannabis

Falar sobre a importância do profissional de saúde, como os enfermeiros, ao longo do tratamento do paciente com a cannabis medicinal vai muito além da administração de dose ou da garantia de cumprimento da terapia. Eles desempenham um papel crucial na construção de uma relação de confiança com o paciente, proporcionando apoio emocional e prático durante todo o processo.

Atuando de maneira multifacetada, estes profissionais desempenham um papel vital no monitoramento do progresso do paciente, acompanhando de perto os efeitos do tratamento, registrando observações e comunicando-se efetivamente com a equipe médica.

Sabe aquela dúvida corriqueira, mas que pode ser  bastante complexa para o paciente? O profissional de saúde pode auxiliar o paciente na pesquisa de informações confiáveis, orientando-os sobre as diferentes variedades e métodos de consumo e até mesmo dando insumo para que eles se preparem para as consultas médicas.

A compreensão, apoio e dedicação do cuidador desempenham um papel crucial na construção de uma jornada de tratamento bem-sucedida e confiável com os canabinoides.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

Quer saber como se habilitar na área e se tornar um enfermeiro especialista em cannabis medicinal? Conheça o curso Cannabis Medicinal do Zero: Enfermeiros e aperfeiçoe sua prática clínica. Inscreva-se já!