Cannabis para dormir: planta é indicada para tratar insônia crônica

Published On: 23/12/20212.6 min read

Entre os distúrbios do sono mais comuns está a insônia. Segundo a ABS (Associação Brasileira do Sono), a insônia atinge cerca de 73 milhões de pessoas brasileiras, principalmente mulheres e aquelas que residem nos grandes centros urbanos. Mas será que o uso da Cannabis para dormir pode ser uma alternativa aos remédios alopáticos?

Um contexto interessante de saber antes de tomar conhecimento sobre como a Cannabis pode ajudar a dormir melhor é a respeito do uso dos remédios alopático para dormir.

Um levantamento realizado pela startup SleepUp, focada em assistência pessoal do sono, mostrou que 35% dos 553 entrevistados que usam medicamentos para insônia tomam esse tipo de remédio sem prescrição e 13% dos participantes afirmaram que fazem uso de medicamento para dormir, como forma de melhorar a qualidade do sono.

Porém, é preciso ter atenção uma vez que esses medicamentos podem promover efeitos colaterais como: aumento do sono durante o dia, perda de reflexos, dependência química e muito mais.

Portanto, chegou o momento de pensar em alternativas mais seguras para essa questão que tira a qualidade de vida de tantas pessoas no Brasil e no mundo. E a Cannabis para dormir pode ser a resposta.

Um estudo pioneiro realizado por pesquisadores da The University of Western Australia, publicado em 2020, mostrou que a Cannabis pode ser usada como um novo tratamento para adultos que sofrem de insônia crônica.

Vinte e três pacientes foram tratados por 14 noites com um extrato canabinoide e 14 noites com um placebo, separados por um período de uma semana entre os tratamentos.

Os participantes puderam tomar uma dose única ou dupla do medicamento de acordo com seus sintomas, mas nem os pesquisadores nem os pacientes sabiam se estavam tomando o medicamento ou o placebo. Portanto, alguns usaram Cannabis para dormir e outros não.

Em todos os participantes, as pontuações do ISI (Insomnia Severity Index) diminuíram 26 por cento, enquanto aqueles na dose mais alta alcançaram uma redução de 36 por cento no ISI e os participantes relataram uma melhora significativa na qualidade do sono e na sensação de acordar descansado. O ISI são indicadores psicométricos que detectam casos de insônia e avaliam a resposta ao tratamento.

Segundo o pesquisador principal, o professor Peter Eastwood, do Center for Sleep Science da UWA, “o estudo foi o ensaio clínico mais rigoroso já realizado para avaliar o potencial terapêutico da cannabis medicinal para tratar os sintomas da insônia crônica.”

Porém, outros estudos, mesmo que analisem a qualidade do sono de forma secundária, também trazem evidências sobre a eficácia da Cannabis para dormir.

Uma revisão crítica de estudos clínicos randomizados e abertos, publicada em 2020, na revista Experimental and Clinical Psychopharmacology, sugere que “os canabinoides podem impactar favoravelmente os distúrbios do sono, com os participantes do estudo frequentemente relatando uma melhora subjetiva em sua qualidade do sono.”

Cannabis no combate aos distúrbios do sono; entenda o potencial da planta

Apneia do sono e cannabis medicinal