Como produzir mais canabinoides no organismo e se beneficiar

Published On: 18/11/20212.4 min read

Nós temos ‘Cannabis’ em nosso organismo. É isso mesmo. Desde a descoberta do Sistema Endocanabinoide, identificado em 1964 pelo pesquisador radicado em Israel Raphael Mechoulam. A ciência tem buscado entender como esse sistema atua, assim como se dá a produção dos canabinoides endógenos. Mas será possível produzir mais canabinoides?

O canabinoide produzido pelo corpo é a anandamida, também conhecida como N-araquidonoiletanolamina. A anandamida, descoberta em 1992, é um neurotransmissor, assim como a serotonina, endorfina e dopamina. Ela é conhecida como a substância da felicidade, o que também remete seu significado em sânscrito, que é “êxtase” ou “felicidade suprema”.

De acordo com pesquisadores, a anandamida pode ter efeitos analgésicos, ansiolíticos e antidepressivos, semelhantes aos do THC (tetrahidrocanabinol), o composto químico da Cannabis que produz efeitos psicoativos. Por isso, produzir mais canabinoides no cérebro seria uma maneira de potencializar os efeitos benéficos da anandamina, que funcionaria como medicamento.

Outro benefício atribuído à substância da felicidade é a capacidade de ajudar as pessoas a esquecer memórias traumáticas. Pesquisadores da Universidade de Leiden, na Holanda, publicaram um estudo na Nature Chemical Biology no qual chegaram até uma proteína chamada NAPE-PLD, responsável pela produção do anandamida no cérebro, criaram inibidores e realizaram testes em ratos.

O resultado mostrou que os animais com anadamina ativa esqueceram os traumas da experiência, já os que tiveram a substância inibida permaneceram assustados durante o processo. Além disso, notaram também que a anandamina também está envolvida no processo do corpo responsável por reduzir a ansiedade.

Então, diante dos efeitos benéficios, como produzir mais canabinoides no organismo?

Bom, quem quiser aumentar a produção de anandamina pode recorrer a algumas práticas bem simples, como correr, por exemplo.

Um estudo realizado em ratos por pesquisadores da Universidade de Heldeberg, na Alemanha, mostra que a sensação de euforia e estimulação que uma pessoa pode sentir durante uma corrida é causada pelos endocanabinoides.

De acordo com os pesquisadores, os ratos precisavam correr uma média de 8 km por dia para sentirem os efeitos semelhantes ao da Cannabis.

Já os receptores CB1 e CB2, presentes no Sistema Endocanabinoide, são estimulados por endocanabinoides como a anandamina. Entretanto, esse estímulo também acontece na ingestão de fitocanabinoides, como o THC e o CBD, e de canabinoides sintéticos. E uma curiosidade: o chocolate amargo possui ingredientes psicoativos, como duas formas de anandamina, que causam euforia semelhante à provocada pela Cannabis, diminuindo sintomas de depressão, de acordo com um estudo da University College London.

Portanto, correr, ingerir Cannabis e até comer chocolate podem ser maneiras de produzir mais canabinoides.

Leia mais

Cannabis e amamentação: veja o que fazer durante o período de lactação

A história da Cannabis: da veneração ao proibicionismo