Curiosidades sobre Cannabis: 3 coisas que você não sabia sobre a planta

Published On: 10/03/20222.3 min read

O universo canábico é surpreendente.  Quanto mais estudos e pesquisas são realizados com a planta, mais novidades se apresentam, fazendo com que inúmeras possibilidades e oportunidades de uso surjam. E assim como tudo neste universo, as curiosidades sobre Cannabis parecem não ter fim.

Separamos três curiosidades muito legais sobre a planta para você aumentar ainda mais seu repertório sobre a Cannabis e sua história.

1 – Ninguém sabe exatamente de onde ela veio

Não existe um consenso sobre a origem da planta apesar das mais antigas referências aparentemente virem da China quase 3.000 a.C. Seu uso na decoração, segundo a “The Archaeology of Ancient China”, data de mas de 10 mil anos. Já seu uso como psicoativo, seja ele medicinal, ritualístico ou adulto, não se sabe muito bem quando e onde começou.

Porém, independente da precisão dos fatos, o importante é que o mundo está em meio a uma revolução canábica e os estudos recentes têm ajudado centenas de milhares de pessoas pelo mundo a tratarem os mais diversos tipos de doenças e distúrbios, além de abrir precedentes para a fabricação de diversos produtos em setores como têxtil, gastronomia e muito mais. Essas aplicações aumentam ainda mais as curiosidades sobre Cannabis.

2 – O gênero muda a experiência

Homens e mulheres parecem viver experiências diferentes com a Cannabis. Um estudo publicado na Drug and Alcohol Dependence sugere que as mulheres têm maior sensibilidade para os efeitos analgésicos da planta, quando fumada.

A mesma pesquisa mostrou que esse fato pode fazer com que as mulheres se tornem mais tolerantes, o que poderia impactar nos efeitos colaterais negativos por causa do uso em excesso. Essas e outras curiosidades sobre Cannabis e o efeito da planta sobre homens e mulheres tem o poder de mapear a ação e colaborar para a elaboração de uma terapia canabinoide mais assertiva.

3 – A Cannabis está no ar

Um estudo realizado em 2012 pelo Instituto de Pesquisa de Poluição Atmosférica da Itália analisou a presença de substâncias psicotrópicas em oito cidades italianas: Bolonha, Florença, Milão, Nápoles, Palermo, Roma, Turim e Verona.

Os pesquisadores encontraram no ar de todas as cidades pesquisadas a presença de vestígios de Cannabis, juntamente com a nicotina e a cafeína.  Os autores do estudo dizem que sua pesquisa fornece informações sobre as tendências geográficas do uso dessas e outras substâncias. Isso é ou não é mais uma das super curiosidades sobre Cannabis?

3 coisas que você precisa saber sobre o tratamento com canabidiol

Anandamida: conheça a “cannabis do cerebro” e como ela atua