Delta-8 THC é seguro? Saiba mais sobre essa substância
Apesar do nome muito parecido com o psicoativo mais conhecido da Cannabis, o Delta-9 THC (tetrahidrocanabinol), o Delta-8 THC é encontrado em menor quantidade na planta e também tem o potencial de causar a “alta”, porém em grau menor. Mas, o Delta-8 THC é seguro?
O National Cancer Institute afirma que Delta-8 THC é um análogo do THC com propriedades antieméticas, ansiolíticas, estimulante de apetite, analgésica e neuroprotetoras. A substância se liga ao receptor CB1 acoplado à proteína G, localizado no sistema nervoso central. Porém, o Delta-8 THC tem uma afinidade menor com o receptor CB1 e, por isso, apresenta uma potência psicotrópica mais baixa do que Delta-9 THC.
A potência do Delta-8 THC foi estimada em cerca de 75% ou talvez dois terços da potência do Delta-9 THC. Assim, passou a ser conhecido também como “Cannabis light” ou “analgésico com menos psicoatividade”. Portanto, assim como os outros canabinoides, o Delta-8 THC é seguro.
Mas, enfim, o Delta-8 THC é seguro?
O USCC (Conselho de Cannabis dos Estados Unidos, em tradução livre) realizou testes em produtos de Delta-8 THC e similares recolhidos em diversos estados do país.
Além da substância, o conselho também examinou os rótulos e constatou que “a embalagem de tais produtos é muitas vezes enganosa ou totalmente falsa quanto aos ingredientes do produto e seu status legal, além de, muitas vezes, incluir afirmações infundadas sobre benefícios médicos.”
Portanto, o Delta-8 THC é seguro como substância contanto que seja vendido de forma regular para que se tenha controle em relação à qualidade e segurança do produto, além do seu uso ser indicado por um profissional competente.
Leia mais
Cannabis e idosos: veja como a planta ajuda na saúde nesta fase da vida
Quais as diferenças entre CBD e THC? Saiba mais sobre os canabinoides