Dra Paula Dall’Stella: Fibromialgia e o tratamento com cannabis medicinal
A fibromialgia tem uma associação clara com depressão e ansiedade, mas o debate envolve o momento e a relação dessas comorbidades. Assim como a enxaqueca, a fibromialgia é mais prevalente nas mulheres e invariavelmente perturba o sono. O distúrbio ainda é controverso em alguns setores, mas não deixa de ser o diagnóstico mais comum nas práticas reumatológicas americanas. Porém, vale ressaltar que a planta Cannabis e suas substâncias, os canabinoides, têm sido freqüentemente utilizados por pacientes com fibromialgia para tratar seus inúmeros sintomas.
Muitas autoridades agora postulam uma sensibilização central consistente com a dor neuropática na raiz da síndrome. Em estudos recentes, observou-se hiperalgesia (dor) associada à hipofunção endocanabinoide na medula espinhal e que os endocanabinoides reduziram a dor, tornando o sistema endocanabinoide (ECS) um alvo prioritário no tratamento.
Os autores propuseram que os tratamentos com os canabinoides seriam indicados para várias doenças que incluiria estados de dor neuropática e distrofia simpática reflexa ou síndrome dolorosa regional complexa. Uma pesquisa recente sobre a eficácia de três tratamentos de fibromialgia farmacêutica aprovada pelo órgão regulador em comparação com a cannabis, recentemente acumulou mais de 1300 entrevistados e está disponível online no National Pain Report.71. Os resultados da pesquisa favorecem fortemente a cannabis sobre os medicamentos de prescrição atual e pouco eficazes.
Além do benefício analgésico, foram encontrados outros achados que reforçam o uso médico da cannabis para o tratamento de fibromialgia:
– 43% ou quatro em cada dez sofredores de fibromialgia sentem que seu médico não tem conhecimento sobre este distúrbio;
– 35%, ou seja, mais de um terço acha que o médico não leva a fibromialgia a sério;
– 45% sente que sua família e amigos não levam a fibromialgia a sério;
– 49% disse que seus sintomas de fibromialgia começaram em uma idade relativamente jovem, entre 18 e 34 anos;
– Apenas 11% foram diagnosticados com fibromialgia no primeiro ano de sintomas;
– 44% disse que demorou cinco ou mais anos antes de serem diagnosticados com a fibromialgia.
Estes resultados certamente sustentam a necessidade urgente de entendermos como funciona a terapia com canabinoides e como podemos disponibilizá-las para nossos pacientes!
Sobre a Dra Paula Dall’Stella
Dra Paula Dall’Stella (CRM-SP: 128122) é especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, pós graduada em Neuro-oncologia, trabalha com medicina funcional e é pioneira na prescrição de Cannabis medicinal no Brasil.
O tratamento com cannabis pode ser para você!
Para saber se o tratamento com cannabis é o ideal para a sua condição ou de algum conhecido ou familiar, cadastre-se gratuitamente na plataforma! Consulte um médico prescritor e conte com todo o apoio da Dr Cannabis para ter acesso legal a medicamentos à base de cannabis. Caso já tenha cadastro, encontre um médico prescritor ao acessar o seu perfil.
É um médico e tem interesse na terapêutica canábica?
Há milhares de pessoas em busca de médicos prescritores. Nós também podemos ajudar com informações sobre o tratamento com cannabis medicinal. Junte-se a nós pela qualidade de vida de milhares de pacientes, faça seu cadastro como médico gratuitamente ou acesse o seu perfil.