Efeitos do THC: entenda como o psicoativo atua no organismo

Published On: 17/05/20222 min read

O THC (tetrahidrocarbinol) é um dos canabinoides mais estudados da Cannabis. Isso porque seus efeitos psicoativos sempre chamaram a atenção da comunidade científica, seja, num primeiro momento, sobre a alta que ele promove ou, mais recentemente, pelos seus efeitos terapêuticos no tratamento de diversas doenças, como Alzheimer, e distúrbios mentais, como a depressão. Mas você conhece os efeitos do THC, além do que é dito por aí?

Para começar: sim, o THC tem um grande potencial terapêutico. Este canabinoide tem um importante papel na redução da dor e no controle das náuseas e vômitos, além de tratar doenças como anorexia e até glaucoma.

Sua característica psicoativa o colocou no papel de vilão, que ainda está em fase desconstrução. Porém, foram os próprios efeitos do THC quando consumido em alta dosagem, que deixaram muita gente em dúvida sobre sua ação medicinal.

Aumento da frequência cardíaca, euforia, vertigem, arritmia, alteração da percepção da realidade, alteração no equilíbrio, aumento da pressão arterial e taquicardia podem surgir durante o uso excessivo da substância, mas lembrando que os efeitos do THC são passageiros, além de não oferecerem risco de morte. Não há relatos de morte por overdose de Cannabis.

Esses efeitos do THC chamam a atenção para possíveis contraindicações. Isso não significa que o uso não possa ser feito, entretanto, o médico que acompanha o caso é que deve avaliar os riscos. O THC é contraindicado no caso de pessoas gestantes e lactantes, crianças, adolescentes, pessoas operadoras de máquinas pesadas e para quem vai dirigir.

Outro ponto que deve ser levantado na hora de prescrever este canabinoide é a própria rotina da pessoa paciente, para que ela tenha condições de administrar os efeitos do THC no seu dia a dia.

Como este canabinoide oferece efeitos relaxantes e de indução do sono, por exemplo, ele pode ser indicado para tratar uma série de doenças que interferem na qualidade de vida das pessoas. Porém, ficar relaxado demais e sonolento pode atrapalhar a rotina. Por isso, é preciso atenção na hora de prescrever THC.

Efeitos colaterais da Cannabis Medicinal: veja lista

Tudo sobre o Delta-8-THC e suas propriedades medicinais