O que os números do mercado da cannabis dizem sobre o futuro?
O mercado da cannabis é uma realidade no Brasil e em boa parte do mundo. E quando pensamos em faturamento, o crescimento já pode ser analisado em números reais.
Para se ter uma ideia, o último anuário da Kaya Mind indicou que o mercado brasileiro fechou 2023 com um rendimento superior a R$700 milhões. O valor foi 92% maior que em 2022 (R$364 milhões). A expectativa para este ano é que o faturamento ultrapasse o primeiro bilhão.
Desde avanços na genética das plantas até técnicas de extração e formulações de produtos mais sofisticados, a indústria está em constante evolução. Os resultados existem por exemplo na ala medicinal, onde vários estudos sugerem a eficácia da cannabis para tratamentos variados.
Um levantamento feito pela healthtech Cannect com dados do SUS (Sistema Único de Saúde) indica que cerca de 130 milhões de brasileiros poderiam se beneficiar dos produtos para tratar alguma condição de saúde.
Em São Paulo, a distribuição dos produtos começou oficialmente em maio, porém, restrita a três patologias.
A movimentação, que se faz necessária para ajudar mais pacientes, acaba por impactar outros setores além da indústria farmacêutica. São necessárias mudanças na tecnologia, na logísticas, no varejo, na comunicação e de certa forma na cultura.
Informações sobre a cannabis no Brasil
Dados são um componente essencial de qualquer negócio e isso não seria diferente para o mercado de cannabis. Confira abaixo:
- De acordo com a ABICANN (Associação Brasileira das Indústrias de Cannabis), o Brasil representa 33% de intenção de consumo de cannabis da América do Sul.
- Também de acordo com a associação, estima-se que se a cannabis for cultivada no Brasil, o setor poderá movimentar mais de U$ 350 bilhões até 2030. Aqui, cabe ressaltar que o plantio ainda não é permitido no país.
- Embora cerca de 1% dos médicos brasileiros com CRM ativo prescrevam produtos com cannabis, a prescrição médica de canabinoides teve um crescimento de 554% no país, segundo a Anvisa.
- Por outro lado, uma pesquisa do Instituto Datafolha indicou que a maioria dos brasileiros são contrários à descriminalização da maconha. 70% da população é contra a posse da planta e 31% a favor.
- Um outro estudo do PoderData indicou que 50% apoiam o porte para uso pessoal, enquanto outros 45% se dizem contrário. A quantidade de pessoas contrárias saltou de 27% em setembro 2023 para 45% esse ano.
É possível concluir que embora o mercado da cannabis esteja crescendo em números, o assunto ainda é considerado polêmico. Por isso, é necessário haver uma estratégia para educar o mercado pensando nos públicos que podem ser atingidos.
O investimento na tecnologia é fundamental
Com o aumento da demanda por tecnologia em diversos setores, técnicas cada vez mais expandidas deverão surgir para ajudar produtores e empreendedores.
Apesar de certos conceitos tecnológicos, como a direção de cultivo, não serem novidade no mercado de cannabis, é possível observar avanços constantes a cada ano. Exemplos concretos são a Inteligência Artificial e sistemas ERP (Enterprise Resource Planning).
Ambos possibilitam que os fabricantes rastreiem plantas e melhorias nos processos de fabricação. Tais análises aceleram o desempenho e permitem a fabricação de produtos mais seguros e dentro dos padrões técnicos exigidos pela Anvisa.
Oportunidades de negócios
Com um mercado em constante crescimento e evolução, as oportunidades de negócios no mercado da cannabis são significativas para aqueles que estão dispostos a inovar.
Por isso, a colaboração entre profissionais de diferentes setores pode impulsionar a inovação e o desenvolvimento sustentável. Nesta jornada interdisciplinar, exploramos como experts de campos tão distintos quanto educação, dados, cosméticos e finanças estão rompendo barreiras e testando oportunidades.
Se você sonha em participar deste mercado, tenha em mente que a capacitação é fundamental para entender os desafios que virão. Por isso, uma oportunidade é conhecer o curso “Acelere sua Carreira no Mercado da Cannabis”.
Você terá completa compreensão de como trabalhar no setor e adquirir as habilidades que toda empresa procura, independente da sua profissão e área de atuação. Se interessou? Então não perca tempo e faça sua inscrição!