Dr. Fabricio Pamplona: temos evidência científica para apoiar o uso da cannabis medicinal

Published On: 27/09/20192 min read

 

Dr. Fabricio Pamplona, neurocientista e farmacologista de canabinoides, trouxe em seu Medium a resposta para uma pergunta extremamente comum quando se fala em cannabis medicinal “Temos evidência científica?”. Ao reunir estudos que apontam as diferentes possibilidades medicinais da cannabis é certo dizer que sim, nós temos!

A matéria traz 5 estudos com rigor científico para que você possa entender e se aprofundar no potencial medicinal da cannabis. Você pode ler na íntegra aqui.

Da evidência anedótica até a científica: um resumo

Cannabis: na história, não existe outro medicamento que tenha sido tão amplamente consumido e aplicado para uso medicinal sem que grandes ensaios clínicos fossem realizados. Na verdade, foram as evidências anedóticas que inspiraram o crescente número de estudos científicos a respeito. Nem todo mundo pôde esperar por dados robustos para ter obter alívio de dores, náuseas e convulsões, por exemplo. Já que o que estava em jogo, muitas vezes, era a qualidade de vida e/ou a sobrevida dos pacientes. Entretanto, a pesquisa está sendo feita, ganha cada vez mais força e a evidência científica já existe. E a hora de parar de negá-la e conhecê-la é agora. Afinal, os estudos vêm confirmando o que esses milhares de pacientes já sabem há muito tempo: a cannabis é eficaz no tratamento de diversos sintomas e doenças.

Acredita-se que o cultivo e consumo da cannabis é quase tão antigo quanto a própria humanidade. E mais: que suas variedades foram moldadas pelo ser humano para servir aos mais diversos propósitos, incluindo a nossa saúde. Com uma utilidade biológica tão potente em todo o corpo e uma riqueza tão grande de aplicações terapêuticas, é óbvio que quanto mais estudos científicos forem feitos, maior a pluralidade de produtos criados, e a mais saúde humana se beneficiará. 

Os estudos realizados pela renomada revista Nature e selecionados pelo Dr. Fabricio Pamplona elucidam bem este pensamento. As pesquisas apontam que os benefícios da utilização da cannabis vão desde doenças motoras até o potencial de auxiliar a perda de peso.

Então, caso você se depare novamente com a pergunta sobre evidência científica, não há outra resposta: sim, ela existe.