Dr. Cannabis do Ano: conheça os 10 médicos prescritores de cannabis mais influentes de 2021

Published On: 15/12/20213.5 min read

Pelo segundo ano consecutivo, a Dr. Cannabis homenageia dez médicos prescritores que demonstraram influência e atuação ativa na promoção da terapêutica canábica ao longo do ano, nomeando-os Dr. Cannabis do Ano.

“Para prescrever produtos à base de cannabis no Brasil, o profissional precisa de muito estudo, pioneirismo e coragem. Temos profissionais fazendo um excelente trabalho, isso precisa ser enaltecido e celebrado”, comenta Viviane Sedola, CEO e fundadora da Dr. Cannabis. “Este ano, pela primeira vez, convidamos o público ao voto popular para que a premiação reflita a influência dos médicos prescritores de cannabis em todo o país”, completa ela.

Ao todo, 5 profissionais foram selecionados pelo público em voto popular e os demais foram definidos de acordo com a sua influência na comunidade da Dr. Cannabis e seus parceiros, para serem homenageados como Dr. Cannabis do Ano 2021.

Os profissionais se reuniram em um um jantar especial que aconteceu em 14 de dezembro em São Paulo com a presença da imprensa.

Dados relevantes

  • 65% dos prescritores se identificam como sexo feminino;
  • Médicos de 14 estados prescreveram para 22 estados nos últimos 6 meses;
  • Menos de 1% dos CRMs ativos prescreve canabinoides
  • Desde 2019, na Dr. Cannabis, a patologia que recebia mais prescrições de cannabis medicinal era a dor crônica, após a pandemia, passou a ser ansiedade.

O acesso aos tratamentos com cannabis medicinal ainda é desafiador no Brasil e a falta de médicos prescritores é um dos principais obstáculos para os pacientes que desejam se tratar com derivados da planta. As faculdades de medicina ainda não oferecem o conhecimento necessário para a prescrição de canabinoides, apesar da literatura científica a respeito ter aumentado vertiginosamente nas últimas décadas.

A consequência é refletida em números impactantes: menos de 1% dos médicos com CRM ativo no Brasil já prescreveram canabinoides a seus pacientes. Em contrapartida, cerca 50% da população brasileira possui pelo menos uma doença crônica (IBGE 2019) e, potencialmente, se beneficiaria desta alternativa terapêutica.

“Com tantas pessoas que poderiam se beneficiar do uso da cannabis e tão poucos médicos que estão prescrevendo, é fundamental reconhecer a importância ímpar desses profissionais e dar visibilidade ao trabalho fundamental que eles desempenham.” finaliza Viviane Sedola.

Em ordem alfabética, estão listados os médicos prescritores que se destacaram em 2021:

  • Dra. Ana Hounie – CRM: 94382-SP – Psiquiatria
  • Dra. Anna Carolina Zambrana – CRM: 197219-SP – Clínica Médica
  • Dra. Caliandra Alves – CRM: 10347-PB – Clínica Médica
  • Dra. Débora Sanchez – CRM: 192099-SP – Medicina Preventiva e Social
  • Dr. Edimar Bocchi – CRM 36179-SP – Cardiologista
  • Dr. Eduardo Faveret – CRM: 5250944-6-RJ – Neurologia
  • Dra. Juliana Sicoli – CRM: 129530 SP – Clínica Médica
  • Dra Maria Cláudia Junkes – CRM: 17046-SC – Psiquiatria
  • Dr. Pedro Pierro – CRM 102283-SP – Neurocirurgia
  • Dr. Renan Abdalla – CRM: 42232-PR – Clínica Médica

Pacientes contam suas histórias

Para além dos números, quando os dados sobre as milhões de pessoas que potencialmente se beneficiariam das propriedades terapêuticas da cannabis são apresentados, é importante lembrar que são pessoas e histórias de vidas que poderiam finalmente encontrar alívio e saúde.
Ao receber a homenagem durante o evento da Dr. Cannabis, os médicos prescritores puderam ouvir relatos de pacientes que tiveram sua rotina e saúde transformadas.

Bento foi diagnosticado com autismo e através da Dr. Cannabis pôde iniciar o seu tratamento com CBD legalmente. Em um relato emocionante, Felipe e Joyce, pais da criança, contaram que até mesmo a terapeuta dele ficou surpresa com a evolução da concentração e da percepção do Bento em apenas uma semana de uso.

Em um depoimento carismático, bem humorado, pessoal e muito informativo o Cris Dias relatou sobre sua experiência com produtos à base de cannabis para tratar a ansiedade e como os efeitos positivos foram sentidos por ele desde o primeiro uso.