Overview: saiba o que aconteceu na 2ª edição da CICMED

Published On: 07/08/20234.6 min read

Aconteceu em São Paulo, nos dias 3, 4 e 5 de agosto, a segunda Conferência Internacional da Cannabis Medicinal, evento destinado a médicos e profissionais da área da saúde, cujo propósito é desvendar e promover a compreensão da realidade da Cannabis Medicinal no Brasil e no âmbito global.

O evento reuniu especialistas nacionais e internacionais para discutir o uso terapêutico da cannabis em diferentes contextos médicos. 

Durante o evento, importantes tópicos foram abordados, incluindo o uso da cannabis na dor aguda e crônica, a relação com a dor nociplástica e a investigação das evidências da cannabis medicinal em oncologia.

Endocanabinologia e Cannabis Medicinal na Prática Clínica

Do básico ao avançado, o evento promoveu, no primeiro dia, cursos sobre a Cannabis Medicinal no Brasil e no mundo. 

Para profissionais que buscavam uma primeira introdução sobre o uso medicinal da planta, a programação ofereceu um ciclo básico que contemplava tópicos como a fisiologia do sistema endocanabinoide, aspectos farmacológicos dos canabinoides e suas aplicações, bem como os tipos de óleo presentes no mercado e as condições jurídicas da prescrição de produtos derivados de cannabis.

Já para os profissionais cujo entendimento sobre a cannabis é avançado, foram ministrados cursos sobre os aspectos práticos da prescrição — interações medicamentosas, efeitos colaterais, anamnese, posologia —, e acompanhamento do paciente durante o tratamento. 

Ainda na programação dos cursos avançados, também foi oferecido aulas sobre a Cannabis Medicinal com enfoque em patologias como: epilepsia, Parkinson, Esclerose Múltipla, obesidade e distúrbios metabólicos, dor crônica, transtorno do espectro autista (TEA), ansiedade e distúrbios do sono.

Saúde feminina, Oncologia e Modulação da dor

Para abrir o segundo dia de conferência, no primeiro horário do evento, foi abordado a cannabis medicinal no contexto de saúde feminina e masculina, com palestras que incluíam o uso terapêutico e ancestral e atual da cannabis na saúde da mulher, cannabis e sexualidade, e o uso da planta para o tratamento de endometriose e dor pélvica.

Na mesa seguinte, a médica e anestesiologista, Maria Teresa Jacob, apresentou uma palestra sobre o papel da cannabis no tratamento da dor aguda e crônica, enfatizando a eficácia de certas formulações de cannabis na modulação da dor e destacando a importância de uma abordagem interdisciplinar para maximizar os benefícios terapêuticos da planta.

Ainda no contexto de dor, o neurocirurgião Pedro Pierro elucidou sobre a complexa relação entre a dor nociplástica e o sistema endocanabinoide, além das vias neurobiológicas envolvidas na percepção da dor.

Com foco nas doenças oncológicas, André Schenka, médico e professor de Farmacologia e Patologia, abordou os mecanismos de ação antineoplásica da cannabis no contexto do câncer.

Sistema Endocanabinoide, Odontologia e Cannabis na veterinária

Também no primeiro dia de conferência, a farmacêutica e analista clínica, Luzia Sampaio, trouxe uma palestra esclarecedora sobre o conceito emergente do endocanabinoidoma e do fitocanabinoidoma, apresentando a importância desses sistemas reguladores endógenos e suas interações com fitocanabinoides encontrados na cannabis.

Falando sobre a compreensão do papel da microbiota intestinal na regulação do sistema endocanabinoide, Hilal Kalkan ofereceu um panorama sobre como esse eixo pode ser uma potencial estratégia terapêutica para doenças raras do músculo esquelético.

Na mesa sobre odontologia, moderada pela dentista Cynthia De Carlo, foram abordados tópicos sobre deformidades dentofaciais, longevidade e qualidade de vida, e as novas indicações dos canabinoides para tratamentos odontológicos

Encerrando o primeiro dia de evento, Caroline Campagnone, médica veterinária e Pós-graduada em Cannabis medicinal, moderou a mesa sobre o SEC e a cannabis na veterinária, e os debates dos princípios básicos da prescrição de cannabis na Medicina Veterinária, toxicologia da cannabis na veterinária e casos clínicos aplicados à veterinária.

Metabolismo, bem-estar e impactos da ciência 

No terceiro e último dia de conferência, a programação do CICMED contou com palestras sobre neurologia, psiquiatria e o papel da cannabis no tratamento da depressão e cannabis e medicina de estilo de vida.

Moderada pela nutróloga Paula Vinha, a conferência também contou com palestras com foco nas doenças metabólicas e o uso da cannabis medicinal como ferramenta antioxidante. Sua palestra ainda abordou a complexa interação entre o sistema endocanabinoide e o metabolismo, destacando o papel regulatório dos canabinoides endógenos em processos metabólicos cruciais. 

A médica ortomolecular, Janaína Barboza, explicou sobre o potencial antioxidante da cannabis em diferentes condições clínicas, apresentando a capacidade da planta de atuar como um agente antioxidante e ajudar a combater os danos oxidativos no organismo.

No contexto de bem-estar, a médica e consultora técnica de aplicações clínicas de cannabis, Carolina Nocetti, conversou sobre a cannabis na prática clínica e na gestão de cuidado, ressaltando pontos como alimentos inflamatórios, alinhamento de expectativa e efeitos colaterais dos canabinoides. 

Abordando os impactos da ciência e da divulgação científica, Beatriz Larentis, médica e mestranda do programa de pós-graduação em Biociências, falou sobre a cannabis no estudo de função cognitiva, compartilhando relatos de casos clínicos de pacientes com a cannabis medicinal.