Por que todos os profissionais da saúde deveriam saber sobre a cannabis?

Published On: 11/01/20232 min read

No Brasil, apenas médicos e dentistas podem prescrever a cannabis. Outros profissionais da saúde ainda entraram na discussão para poder receitar também, mas não é tão simples.

Ainda assim, boa parte deles são adeptos à terapia canábica e conhecem os seus mecanismos de ação. 

Mas por que outros profissionais da saúde precisam conhecer sobre a cannabis se não podem indicar?

A cannabis funciona em todo o organismo

Uma das principais razões é por onde a cannabis trabalha, o famoso Sistema Endocanabinoide que está presente em quase toda a parte do corpo humano. 

Trata-se de um sistema que funciona a nível molecular ajudando a restaurar a homeostase. Ele produz os chamados canabinoides que sinalizam quando algo não está funcionando corretamente. 

Estas moléculas são produzidas pelo próprio organismo, mas podem falhar por uma série de razões, como os hábitos alimentares, por exemplo. 

Isso influencia no sono, na fome, no humor e até nos sistemas imunológico e nervoso, que pode desencadear doenças e condições que vão precisar de mais atenção. 

 Olhar multilateral por parte dos profissionais da saúde

A cannabis também produz canabinoides, que podem influenciar o sistema de forma parecida com os nossos. 

Dessa forma, a planta pode ser uma solução para o tratamento das mais variadas condições médicas, que vão desde insônia a Alzheimer.

Uma vez que os profissionais da saúde entendem a importância de restaurar o equilíbrio deste sistema, ele pode ajudar a trazer de volta a qualidade de vida do paciente, mesmo não prescrevendo.

Como os nutricionistas, por exemplo. Uma dieta balanceada pode ser tão útil quanto a planta para auxiliar os pacientes em certas condições médicas.

 Ou então os psicólogos, que podem entender por meio da convivência semanal, o quanto a ansiedade ou a depressão de alguém tem diminuído com o uso da cannabis. 

Com o aumento de aprovações da venda de cannabis nas farmácias, esta é outra área que precisa de um conhecimento maior no assunto. Ou até para os biomédicos, que podem auxiliar no desenvolvimento de produtos cada vez mais precisos.  

 O fato é que os profissionais da saúde podem conhecer a cannabis a um clique. Veja os nossos cursos